domingo, 26 de fevereiro de 2012

Bandeira a meio-mastro: Acidente na antártida

Acidente na Estação Comandante Ferraz, base militar e científica brasileira na Antártida, deixa 2 militares mortos e uma perda "irreparável" de material científico.

O incêndio começou na madrugada de ontem, às 2h, na praça das máquinas, onde funcionavam os geradores de energia e onde estavam o sargento Roberto Lopes dos Santos e o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo. Os cientistas que estavam na estação disseram que eles não conseguiram sair quando as chamas se espalharam.


Os sobreviventes foram alojados na base antártica Eduardo Frei, do Chile, e depois foram levados para Punta Arenas, na Patagônia chilena, em avião cedido pela Força Aérea Argentina. Eles foram salvos apenas com a roupa do corpo deixando para trás documentos, bagagem e anos de pesquisa.


A Presidente Dilma Rousseff afirmou que o gorverno pretende reconstruir a base e determinou a adoção de medidas para que a segurança dos sobreviventes seja mantida, além de chamar os militares que combateram o fogo de heróis.


A arquitetura da base, com a praça das máquinas fazendo parte do corpo do prédio, pode ter contribuído com a proliferação do fogo.



 

Fonte: O Estado de São Paulo (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário